Essa campanha é patrocinada pela ABSPK

Era uma vez...

Esta história conta mais que um conto e resgata algo que muitas vezes esquecemos: a força do fogo. São mais verdades do que fantasias. A mesma chama que possibilitou a nossa evolução social, cultural e econômica. Através dele que a humanidade conseguiu desenvolver ferramentas, riquezas e novas tecnologias. Se hoje estamos aqui, nos comunicando por meio deste aparelho eletrônico, é porque aprendemos a dominar o fogo.

Mas precisamos também aprender a controlá-lo. Pois a sua força pode gerar perdas e sofrimento. Grandes incêndios marcam a nossa história: as chamas já causaram danos irreparáveis, avarias em nossas riquezas e estragos em nossas conquistas. Quais, quando e como foram esses episódios? O que podemos aprender com eles?

Vamos pensar juntos?

08 Julho 1978

Incêndio

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro conta com um dos mais importantes acervos da América Latina. O local já viu obras de grandes nomes da arte mundial como Pablo Picasso, Joan Miró, René Magritte, Salvador Dalí, Max Ernst e dos brasileiros Emiliano Di Cavalcanti, Candido Portinari e Ivan Serpa, entre muitos outros.

Mas foi em 1978 que inúmeras dessas grandes obras viraram cinzas. Quase 90% do acervo foi destruído em um catastrófico incêndio, para o choque de muitos expositores e amantes da arte. O fogo levou o lugar aos destroços.

Após um grande trabalho de restauração, o espaço voltou a funcionar em 1982. Sem tantas das importantes obras e sem a confiança do mercado artístico internacional para grandes amostras. Sem dúvidas, um dos episódios mais trágicos da história da arte!

conheça sobre o MAM

1977

1978

1979

1980

1981

2012

2013

2014

2015

2016

29 de Novembro de 2013

Incêndio

Memorial da América Latina

No dia 18 de março de 1989 surgia o Memorial da América Latina. A edificação projetada por Oscar Niemeyer possui hoje um acervo de obras de arte, uma biblioteca com mais de 30 mil volumes e espaços diversos para exposições, palestras e espetáculos artísticos.

Mas uma das salas poderia nem mais existir. No dia 29 de novembro de 2013 - quase um anos após a morte de seu projetista, o fogo tomou conta do Auditório Simón Bolívar, danificando-o por completo. Uma tapeçaria de 800 m² de Tomie Ohtake foi perdida no incêndio.

As chamas foram contidas após 15 horas de operação pela ação de 100 bombeiros, dos quais 25 ficaram feridos, 7 intoxicados. A sala foi reformada e reinaugurada em dezembro de 2017. Todas as cortinas, carpetes, revestimentos e poltronas foram refeitas com material não inflamável e agora detectores de fumaça, novas saídas de emergência e rede de sprinklers configuram a proteção do lugar. Nada mais será perdido!

conheça sobre o MAL

21 dezembro de 2015

Incêndio

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 na cidade de São Paulo, propositalmente: o município é o mais populoso em falantes de português no mundo. A proposta da exposição é mostrar as origens e particularidades da nossa língua de forma dinâmica e contemporânea. Uma verdadeira fonte de aprendizado e exaltação das nossas culturas.

Mas poucos poderiam imaginar que de dezembro de 2015 até o final de 2019, as portas do museu se fechariam. Após um incêndio de grandes proporções, o local teve que ser interditado para reestruturação. O acervo era digital. Mas o tempo de inatividade, a perda arquitetônica e, principalmente, o falecimento do bombeiro civil do museu são irreparáveis.

Ao menos, a lição fica. A nova proposta do museu traz cobertura de zinco, vidros temperados e rede de sprinklers para a contenção de chamas. Esse tipo de tragédia, a Estação da Língua nunca mais verá.

conheça sobre o MLP

2014

2015

2016

2017

2018

2017

2018

2019

2020

2021

02 de setembro de 2018

Incêndio

Museu Nacional do Brasil

Um dos mais importantes patrimônios históricos do nosso país. O palácio, localizado no Rio de Janeiro foi tombado como museu em 1892. Mas sua história vem de muito antes. Desde 1808, o local serviu como residência das famílias real portuguesa e imperial brasileira e, mais adiante, sediou a Assembleia Constituinte Republicana. O “Museu Real”, como também foi conhecido, já abrigou mais de 20 milhões de itens de antropologia e história natural.

Apesar de seu grande prestígio, poucos foram os cuidados com a prevenção de incêndios. No dia 02 de setembro de 2018, as chamas se alastraram, destruindo grande parte do acervo. As 6 horas foram suficientes para levar uma parte de nosso conhecimento, de nossa ciência, de nossa história. Hoje, o local se encontra em reforma.

conheça sobre o MNB

15 de abril de 2019

Incêndio

Catedral de Notre-Dame de Paris

No dia 15 de abril de 2019, o mundo viu uma bela e histórica construção em chamas. O incêndio que tomou conta da Catedral de Notre-Dame, em Paris, assustou a imprensa internacional. O telhado, as torres sineiras e a agulha central foram danificados pelo fogo, que se iniciou na parte superior da sé.

O monumento histórico é considerado um patrimônio mundial. Foi inaugurado no ano de 1345 e levou 182 anos para ser construído. Desde então, muita história se passou por ali. Por sua relevância e valorização dada pelo povo francês, a recuperação tem sido rápida: dois dias após o ocorrido, o equivalente a R$ 3 bilhões já haviam sido doados para a reforma.

conheça sobre o CNDP

2018

2019

2020

2021

2022

A ABSPK trabalha para ajudar a manter a história viva

conheça a associação

A Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) foi fundada em 2011 e desde lá vem fomentando o uso de sprinklers e promovendo a conscientização sobre a utilização correta e adequada de sistemas de prevenção de incêndio. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética.

© 2019 ABSpk - Associação Brasileira de Sprinklers.

Todos os direitos reservados. - Tel. (11) 3717-9111

fechar

O que é o sprinkler?

Se esses importantes monumentos e edificações apresentados tivessem sprinklers bem projetados, instalados e mantidos de forma correta não perderíamos parte da nossa história.

Sprinklers são partes essenciais de um sistema de prevenção de incêndio!

Eles funcionam mecanicamente, descarregando água de forma distribuída quando o ambiente atinge determinado limite de temperatura. Responsáveis por conter as chamas logo no princípio de um incêndio, estes equipamentos são comprovadamente eficazes no controle e extinção das chamas quando projetados, instalados e mantidos corretamente. Como é sabido por muitos bombeiros e brigadistas, os 5 primeiros minutos são os mais importantes para evitar que o fogo se alastre. Com a correta instalação e manutenção, a tecnologia oferece plena garantia de sucesso!

veja um sprinkler em ação