Side by Side Burn de Goiânia mostra resistência do CPVC

sbs-setembro-2017
Cerca de 400 participantes assistiram ao ensaio Side-by-Side Burn realizado pela ABSpk no dia 15 de setembro, em Goiânia, durante o CIBE Brazil – Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências.

A atração dessa vez foi o uso de tubulações com CPVC em vez de aço carbono nos sistemas de sprinklers. “Embora o CPVC exija um maior número de suportes durante a fixação, pois com o calor, o plástico tende a fletir, esse material é mais rápido e fácil de ser instalado, além de apresentar baixo custo em relação ao aço carbono. Uma excelente opção para ambientes de risco leve”, declara José Carlos Paiva, Gerente Executivo da ABSpk.

Para mostrar a resistência do CPVC a altas temperaturas sem proteção de forro, as tubulações foram posicionadas por dentro do ambiente, e não externamente, como normalmente acontece em outros ensaios.

As associadas da ABSpk Secur, Baken Engenharia e JK Montagens apoiaram o evento com coordenação logística e instalação dos sistemas. A Amanco forneceu a tubulação em CPVC e os sprinklers utilizados durante o ensaio serão fornecidos pela Tyco através da Alvenius.

O projeto SbS (Side-by-Side burn) consiste na simulação simultânea de incêndio em 2 ambientes idênticos e dispostos lado a lado, sendo um protegido por sprinkler e outro sem proteção, visando comparar os efeitos resultantes do incêndio em cada ambiente.

 
Assista abaixo a matéria da TV Serra Dourada (SBT) veiculada no dia do evento.